Verrine de maracujá e nibs de cacau
Creme de maracujá:
100ml suco de maracujá da fruta (maracujá batido puro e passado na peneira)
100g chocolate branco
100ml creme de leite fresco
Espuma de nibs de cacau:
390ml creme de leite fresco
120g nibs de cacau
75g açúcar orgânico
Modo de preparo
Espuma de nibs: Em uma panela colocar o creme de leite fresco, o açúcar e o nibs. Levar ao fogo até levantar fervura, tampar e deixar assim 5 minutos. Passar a mistura para uma tigela e levar para esfriar em geladeira por pelo menos 6 horas. Quando estiver bem gelado passar a mistura por uma peneira e descartar o nibs (não se preocupe, todo o sabor terá ficado no creme de leite!). Bater esse creme que sobrou com um fouet ou na batedeira até ficar firme – isso irá acontecer bem rápido, cuidado pois se bater demais vira manteiga e daí não terá como aproveitar!
creme de maracujá: Ferver o suco de maracujá em uma panela que não seja de metal pois irá deixar sabor metálico se preferir esquentar no microondas ou em banho maria dentro de um pote de vidro. Jogar o chocolate picado em pedaços grandes dentro do suco quente, abafar por cinco minutos. Abrir e bater com um fouet, o chocolate deverá estar derretido e se formar um creme liso e amarelo, reservar até amornar. Bater o creme de leite fresco bem gelado com um fouet ou em uma batedeira até que ele fique mais grosso do que antes, porém não chegará ao ponto firme igual ao chantilly. Um jeito fácil de identificar é passando o batedor de arames ou fouet sob o creme e ver que ele irá deixar linhas levemente marcadas dos seus fios de metal. Nesse ponto adicionar o creme batido à mistura de maracujá já fria, mexer bem e colocar em taças ou potes individuais até metade de sua altura, levar para refrigerar. Após 20 minutos refrigerando bater a espuma de nibs e colocar por cima da de maracujá, completando até a altura deseja do pote ou taça. Deixar em geladeira por 1 hora antes de servir
Opcional: finalizar com nibs de cacau
O interessante dessa receita é que a espuma de cacau fica com tonalidade marrom bem claro porém seu sabor é super intenso e irá surpreender quem for experimentar!
Chef Luiza Tamochunas Buscarioli Geraldes
Professora de curso de graduação em Gastronomia